A Avaliação de imóveis é responsável por determinar o valor de mercado de um imóvel de forma mais precisa possível. Para se ter a maior exatidão na avaliação do valor de mercado de um imóvel deve-se considerar as variáveis pertinentes e exclusivas a cada bem que está sob avaliação como se o imóvel é rural, urbano, comercial, industrial, qual sua localização, tamanho, propriedades que o cercam, reformas existentes, referência de valor por amostragem de unidades similares e por aí vai.
Existe um universo bem extenso de fatores que influenciam na aferição do valor imobiliário. Com tantas variáveis e conflitos existentes sobre o valor imobiliário de uma propriedade foram desenvolvidos vários estudos e métodos para que seja possível determinar o valor real de uma propriedade em determinada data.
O conjunto de métodos e técnicas utilizadas para a essa avaliação é normatizado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas através da Norma Brasileira Regulamentadora NBR 14653-1 para procedimentos gerais na avaliação de bens, NBR 14653-2 para avaliações de imóveis urbanos, NBR 14653-3 para avaliação de imóveis rurais e NBR 14653-4 para avaliação de empreendimentos.
SITUAÇÕES QUE SE FAZ NECESSÁRIO A AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS
Compra e venda de imóvel
Locação e arrendamento
Ações revisionais ou renovatórias do aluguel
Aumento de capital
Seguro imobiliário
Desapropriações
Indenizações
Incorporação
Fusão ou cisão de empresas
Separação e Divórcio (Lei 11.441/07)
Inventário
Partilha de bens
Desconstituição de excesso de penhora
Estudo de Viabilidade Imobiliária
Ações judicias e extrajudiciais
Avaliação de Imóveis para Leilões
Avaliações Para Financiamentos Habitacionais, Comerciais ou Rurais
Relativas a incidência de ITBI e IPTU
Alienação
Levantamento e Atualização Patrimonial
Avaliações Para Órgãos Públicos
O Grupo Kaeng trabalha com a avaliação de imóveis urbanos há mais de 8 anos e garante a precisão dos valores obtidos na composição de sua avaliação.