A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida e buscando a eliminação e/ou minimização dos riscos através
É uma ferramenta que permite analisar e identificar os riscos ergonômicos de um local de trabalho e de uma determinada atividade. O objetivo desse estudo é, portanto, reconhecer possíveis riscos ergonômicos (físicos, cognitivos e organizacionais) e mitigar/eliminar tais riscos, além de realizar ações prevencionistas, visando bem estar dos trabalhadores e maior eficiência dos processos de trabalho.
Quem necessita?
Todos os empregadores que contratam colaboradores no regime de CLT. E que também possuem situações de desgaste ergonômico.
Legislação Aplicável
A Legislação que regulamenta a AET é a NR 17, regulamentada pelo Ministério do TrabalhO.
Penalidades
A ausência do documento e da implementação das ações são passíveis de multas que superam a casa de R$ 1.799,39, definida como infração III do anexo II da NR 28.