PERDA AUDITIVA OCUPACIONAL E A IMPORTÂNCIA DA AUDIOMETRIA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 1 a cada 4 pessoas terão problemas auditivos até 2050. Isso pode ocorrer a diversos fatores e um dos motivos principais é o trabalho. A perda auditiva ocupacional é mais comum do que se imagina e precisa ser observada por todos.
COMO IDENTIFICAR UMA PERDA AUDITIVA OCUPACIONAL?
Existem diversos sintomas para perda auditiva, e é importante que os colaboradores e empregadores fiquem atentos aos sinais, para que seja identificado ainda em sua fase inicial. Esses sintomas sendo:
- Dores de cabeça;
- Alterações no sono;
- Sensação de ouvir zumbidos;
- Irritação e ansiedade;
- Dificuldades para entender a fala durante conversas;
- Isolamento social;
- Falta de atenção;
- Falta de concentração;
- Tontura;
- Falar alto;
- Depressão.
CAUSAS DA PERDA AUDITIVA OCUPACIONAL
As causas da perda auditiva ocupacional podem ser várias. A mais conhecida é a PAIR: Perda Auditiva Induzida por Ruído. No entanto, ainda existem outros fatores como o calor, a vibração e as substâncias químicas.
PAIR – PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO
O tipo mais comum de perda auditiva relacionada à atividade laboral é a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).
A PAIR é provocada pela exposição prolongada ao ruído. Esse tipo de perda auditiva é principalmente caracterizado pela diminuição gradual da acuidade auditiva. É do tipo neurossensorial, geralmente bilateral e é irreversível. Além disso, quanto mais tempo de exposição ao ruído, mais ela progride.
A PAIR causa degeneração das células ciliadas ao órgão de Corti (ouvido interno), e não possui tratamento eficaz, mesmo após o afastamento ao trabalho, não há possibilidade de melhora.
AUDIOMETRIA
A audiometria é um exame rápido e indolor que mede a capacidade auditiva e de interpretação dos sons. Muitas vezes, esse exame é solicitado como um exame admissional, para profissionais que atuam com fortes níveis de pressão sonora.
A audiometria é um exame necessário para diagnosticar possíveis perdas na audição provocadas pela exposição ao ruído, em níveis que ultrapassem os limites permitidos de acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Pensando na importância do tema para o cotidiano dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).
GRAUS DE PERDA AUDITIVA OCUPACIONAL
Ao fazer a audiometria, você terá dados sobre o grau da sua perda, o que dá assistência ao tratamento adequado. A Organização Mundial de Saúde delimita 7 graus de perda auditiva.
- Audição normal: perdas abaixo de 20dB
- Leve: entre 20dB e 35dB de perda auditiva
- Moderado: entre 35dB e 50dB de perda auditiva
- Moderadamente severo: entre 50dB e 65dB de perda auditiva
- Severo: entre 65dB e 80dB de perda auditiva
- Profundo: entre 80dB e 95dB de perda auditiva
- Perda completa/Surdo: acima de 95dB de perda auditiva
O QUE FAZER EM CASO DE PERDA AUDITIVA DECORRENTE AO TRABALHO?
Quando o colaborador tem perda auditiva causada pelas condições do trabalho, é direito dele receber indenização.
No entanto, é necessário ter laudos técnicos que demonstre a perda da capacidade auditiva, comprovando que não é de natureza congênita ou degenerativa.